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PROCON MUNICIPAL – CODECOM





PROCON MUNICIPAL DE ARARAQUARA – CODECOM




O PROCON MUNICIPAL DE ARARAQUARA, órgão vinculado ao CODECOM – Centro de Orientação e Defesa do Consumidor e Mutuário é um convênio firmado entre a Prefeitura Municipal de Araraquara e a Fundação Procon São Paulo.



Endereço:
 Rua São Bento nº 840 , Paço Municipal , Andar Térreo.
Telefone: (16) 3336-0508


Horário de Funcionamento:
 Atendimento ao Público das 12h15 às 17h00.

PESQUISA CEIA NATAL 2016




 



• Cadastro de Reclamações

• Perfil dos Consumidores Atendidos Procon Araraquara 2015


• Ranking de Atendimentos Procon Araraquara 2015


CONSUMIDORES


I - ORIENTAÇÕES PARA ATENDIMENTO:



O atendimento poderá ser feito:

   1. De forma virtual através do site da Fundação Procon São Paulo - www.procon.sp.gov.br no link “ATENDIMENTO AO CONSUMIDOR”; ou,

   2. De forma presencial:

       a. O consumidor deve ir pessoalmente Ao Procon Municipal de Araraquara, de posse de seu RG e CPF;

       b. O consumidor deve ser representado por um procurador que deverá apresentar seu RG e CPF e o RG e CPF do consumidor.

Ao se dirigir ao Procon Municipal de Araraquara, o consumidor já deverá ter acionado os canais de atendimento da empresa, objeto da reclamação. Caso o faça via telefone, através do SAC (serviço de atendimento ao consumidor) da empresa, o consumidor deverá anotar: 

       1. O número de protocolo;

       2. O nome do atendente;

       3. A data;, e,

       4. O horário do atendimento.


II - DOCUMENTAÇÃO NECESSÁRIA PARA EFETUAR RECLAMAÇÃO:


• Telecomunicações: Trazer faturas anteriores, protocolos de contratação  ou de reclamação junto ao fornecedor,  documentação de visitas técnicas, copia contrato etc...

• Produtos: Trazer nota fiscal, ordens de serviço, protocolos, contratos, etc...

• Financeiro: Trazer contratos, carnês, boletos de pagamento, protocolos, etc...

• Planos de Saúde: Contrato, faturas, comprovante de agendamento de consultas, protocolos, etc...

• Outros Assuntos: Protocolos, contratos, recibos ou outros documentos atrelados ao caso.

 

III - DENUNCIAS ENVOLVENDO FISCALIZAÇÃO PROCON


As denuncias sobre fiscalização envolvendo produtos e serviços deverão ser registradas pessoalmente no Procon Municipal de Araraquara.




Orientação para denuncias:

1. Denuncia de permanência em fila de bancos acima do tempo estabelecido por lei :

       a. Retirar a senha para o atendimento;

       b. Solicitar o registro do horário, pelo atendente do caixa assim que chegar para ser atendido; e,

       c. Encaminhar o recibo ao Procon Municipal de Araraquara para abertura da denúncia à fiscalização.


2. Denuncia de produtos (vencidos, sem preço, propaganda enganosa etc...)

       a. Para abertura de denuncia à fiscalização, encaminhar pessoalmente no Procon Municipal de Araraquara documento comprobatório da irregularidade:

           i. Nota Fiscal;

          ii. Etiqueta;

         iii. Produto;

         iv. Recibo;

          v. Foto; etc...



IV - OUTROS SERVIÇOS:


1. BLOQUEIO DE TELEMARKETING

        O consumidor que não quiser receber ligações de ofertas via telemarketing das empresas, poderá efetuar o bloqueio de tipo de serviço.


       a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo - www.procon.sp.gov.br;

       b. Abrir a janela BLOQUEIO DE TLEEMARKETING;

       c. Efetuar o cadastro; e,

       d. Após trinta dias não receberá mais ligações de telemarketing.

Observação: As ligações de serviços de assistencialismo não serão bloqueados.



2. CONSULTAS DO RANKING ESTADUAL DE ATENDIMENTOS NO PROCON:

       a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo - www.procon.sp.gov.br ;

       b. Abrir a janela “RANKING DE ATENDIMENTOS”, onde o consumidor poderá visualizar as empresas mais reclamadas e as porcentagens de solução de cada empresa a nível Estadual e Municipal.

 



3. LISTA DE SITES NÃO RECOMENDADOS PARA AQUISIÇÃO DE PRODUTOS E SERVIÇOS:

       a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo - www.procon.sp.gov.br;

       b. Abrir a janela “EVITE ESTES SITES”, onde o consumidor poderá efetuar a pesquisa dos sites não recomendados para adquirir produtos e serviços.


4. FORNECEDORES:

       a. Acessar o site da Fundação Procon São Paulo - www.procon.sp.gov.br;

       b. Abrir a janela “FORNECEDORES”, onde há orientações aos fornecedores que poderão se informar ali sobre as legislações pertinentes.








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